segunda-feira, 11 de outubro de 2021

As Espigas de Aninha (Meu Menino) 

A estrada da vida 
pode ser longa e áspera. 
Faça-a mais longa e suave. 
Caminhando e cantando 
Com as mãos cheias de sementes 

A um jovem distante 
o Pai deu uma gleba de terra, 
e disse: trabalha, produz. 
Era no tempo e ele plantou… 
E me mandou no tempo quatro espigas de sua planta, 
enfeitadas com os selos caros do correio. 

Como o Leitor receberia este presente? 

Era abril na minha cidade. 
Páscoa. 
Sempre, abril é Páscoa. 
Recebi as espigas resguardadas em meia palha dourada, 
símbolo de um trabalho fecundo. 

Preparando sua terra 
plantando e produzindo, 
ele estava esquecendo angústias 
do presente 
e enchendo a tulha do futuro. 

Eu o abençoei de longe 
com a ternura dos meus cabelos brancos.

*Cora Coralina*
Em “Vintém de Cobre: meias confissões de Aninha”, 
São Paulo, Editora Global, 10ª Edição, 2013. 

Nenhum comentário: