domingo, 31 de março de 2013

O meu soneto

Em atitudes e em ritmos fleumáticos,
Erguendo as mãos em gestos recolhidos,
Todos brocados fúlgidos, hieráticos,
Em ti andam bailando os meus sentidos...

E os meus olhos serenos, enigmáticos
Meninos que na estrada andam perdidos,
Dolorosos, tristíssimos, extáticos,
São letras de poemas nunca lidos...

As magnólias abertas dos meus dedos
São mistérios, são filtros, são enredos
Que pecados d´amor trazem de rastros...

E a minha boca, a rútila manhã,
Na Via Láctea, lírica, pagã,
A rir desfolha as pétalas dos astros!...”        

*Florbela Espanca*
Em “Poemas de Florbela Espanca”, São Paulo, Editora Martins Fontes, 4ª Edição, 2005.

2 comentários:

Brilho disse...

Compartilho....

A vida para

Agora a vida é que para,
e humildemente te fitas.
Que mortas águas ascendem
à flor do tempo. Que face
ou simples lembrança de algo
compõe a máscara imóvel
que te olha e cala. Silêncio.
Quem és tu que não te sentes,
em ti, no ar, no horizonte,
nesta órbita, ou naquela?
És eco apenas. A face
de tudo em nada. És o antes,
sem depois.

Emílio Moura
in: Itinerário Poético

-----------------------

Não busques pra lá

Não busques para lá.
O que é, és tu.
Está em ti.
Em tudo.
A gota esteve na nuvem.
Na seiva.
No sangue.
Na terra.
E no rio que se abriu no mar.
E no mar que se coalhou em mundo.
Tu tiveste um destino assim.
Faze-te à imagem do mar.
Dá-te à sede das praias
Dá-te à boca azul do céu
Mas foge de novo à terra.
Mas não toques nas estrelas.
Volve de novo a ti.
Retoma-te.

Cecília Meireles
in Cânticos


Estimada Amiga...

Recebo teus abraços por meio das belíssimas
Mensagens postadas neste aconchegante espaço.
Quando as leio, sinto a sua delicadeza, o carinho que tens
por cada poema, e minha alma abre-se em
indescritível encantamento.
Aqui, encontro sempre:
o “bem e o Belo” – Grata!

Deixo-te fraterno abraço!

Elaine Bastos disse...

BIluminado,

“Digito uma palavra e lá segue ela,
carregando um pedaço de mim,
um fragmento de minha alma, uma idéia, um afago...”
Um esticado abraço fraternurento!

P.S.: Sua presença aqui... é sempre
alegriiiaaaaaa!