quinta-feira, 18 de abril de 2013

Se eu fosse um padre

Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
não falaria em Deus nem no Pecado
− muito menos no Anjo Rebelado
e os encantos das suas seduções,

não citaria santos e profetas:
nada das suas celestiais promessas
ou das suas terríveis maldições...
Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,

Rezaria seus versos, os mais belos,
desses que desde a infância me embalaram
e quem me dera que alguns fossem meus!

Porque a poesia purifica a alma
...a um belo poema
ainda que de Deus se aparte −
um belo poema sempre leva a Deus!


*Mario Quintana*

Em “Mario Quintana - Poesia Completa”, Rio de Janeiro, 
Editora Nova Fronteira, Volume Único, 1ª Edição, 2005.

2 comentários:

Brilho disse...

Compartilho...

Embalo

Adormeço em ti minha vida,
- flor de sombra e de solidão -
da terra aos céus oferecida
para alguma constelação.

Não pergunto mais o motivo,
não pergunto mais a razão
de viver no mundo em que vivo,
pelas coisas que morrerão.

Adormeço em ti minha vida,
imóvel, na noite, e sem voz.
A lua, em meu peito perdida,
vê que tudo em mim somos nós.

Nós! - E no entanto eu sei que estão
brotando pela noite lisa
as lágrimas de uma canção
pelo que não se realiza...

Cecília Meireles
In "Vaga Música"

---------------------------
Descompassos

Baila sob a luz das estrelas.
Desata o fio de teus sapatos.
Deixa que o sol te beije de esperanças e risos.
Faze de tua vida
um hino ao beijar os olhos da manhã
uma harpa ao por os pés no ventre da noite
um rodopio de azuis, de conchas e de búzios.

Deixa que o vento brinque com teus pés
a chuva te beije até se cansar
as flores e os verdes e os caracóis
enfeitem teus cabelos de verões.

Corre atrás da vida com ternura de criança
e canções plenas de paz
e com risos de palhaços
porque tudo, todos nos
brincamos de viver bem
sempre, sempre
num carrossel
no circo da vida.

Alvina Nunes Tzovenos
In "Palavras ao Tempo"



Estimada Elaine,
Tuas palavras, emocionaram-me.
Silêncio, em profundo agradecimento,
ao teu nobre coração.

Fique na Paz de Deus.

Fraterno abraço!

Elaine Bastos disse...

Rogando ao SENHOR as mais ricas bênçãos à você!...
Fraternurentos abraços meus.