sexta-feira, 2 de abril de 2021

 “Biografia

Escreverás meu nome com todas as letras,
com todas as datas
− e não serei eu.

Repetirás o que me ouviste
o que leste de mim e mostrarás meu retrato
− e nada disso serei eu.

Dirás coisas imaginárias,
Invenções sutis, engenhosas teorias,
− e continuarei ausente.

Somos uma difícil unidade,
De muitos instantes mínimos,
− isso serei eu.

Mil fragmentos somos, em jogo misterioso,
Aproximamo-nos e afastamo-nos, eternamente.
− como me poderão encontrar?

Novos e antigos todos os dias
transparentes e opacos, segundo o giro da luz
− nós mesmos nos procuramos.

E por entre as circunstâncias fluímos,
Leves e livres como a cascata pelas pedras.
− Que mortal nos poderia prender?


*Cecília Meireles*
Em “Poesia completa – Dispersos (Volume 1)”, Rio de Janeiro, Editora Global, 1ª Edição, 2017.

Nenhum comentário: