domingo, 7 de janeiro de 2018

Recordação

Vi-te. Era noite, a lua descorada
Brilhava nas paragens luminosas
E a noite estava toda embalsamada,
Por que exalavam no canteiro as rosas.
Das esferas azuis, de etéreas pagas.
A luz descia cristalina, em jorros:
Ao longe as águas sem rumos das vagas
E a solidão tristíssima dos morros!

Quando te vi, quando me viste, amamos...
Branca, não sei se recordas... quando
Era a terra um rosal e, pelos ramos,
O mês do incenso ia desabrochando...
Amamo-nos e vivemos docemente
Sobre a terra cheirosa, erma de escolhos,
E eu me banhava apaixonadamente
No santíssimo orvalho de teus olhos

Que febre imensa a do primeiro beijo!
Mornos, teus seios virgens palpitavam...
Ah, quantas vezes, cheios de desejo
Os meus lábios nos teus castanholavam!
Então, se eu te falava em noivado,
Tu me dizias: ‘meu amor espera,
Deixa que alveje a lua se pecado,
Até que volte o sol da primavera’

Desse tempo risonho do passado
Cheio de tantos sonhos, de ilusões,
Eu tenho o peito agora incendiado
No fogo vivo das recordações...
De ti me lembro e quando, nestas plagas,
A luz desaba cristalina, em jorros,
Eu vejo ao longe, sem rumos, as vagas
E a solidão tristíssima dos morros.


*Ferreira Itajubá*
Em “Poesias Completas”, Natal/RN, Fundação José Augusto, 2ª Edição, 1965.

Nenhum comentário: