quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

 “Oração para os que estão envelhecendo
 
Ó, Senhor, Tu sabes melhor do que eu que estou envelhecendo a cada dia.
E que um dia estarei velha.
Livra-me da tolice de achar que devo dizer algo em todas as ocasiões.
Livra-me do desejo enorme de pôr em ordem a vida dos outros.
Ensina-me a pensar sobre os outros,
a ajudar os outros, sem me impor sobre eles, apesar da enorme sabedoria que acumulei (seria uma pena não passá-la para os outros!),
tu sabes, Senhor, que eu desejo preservar alguns amigos.
Livra-me da tolice de querer contar todos os detalhes
e dá-me asas para voar diretamente ao ponto que interessa.
Ensina-me a fazer silêncio sobre doenças e dores.
Elas estão aumentando e, com isso,
a vontade de descrevê-las aumenta também a cada ano que passa.
Não ouso pedir o dom de ouvir com alegria as descrições das doenças dos outros.
Ensina-me simplesmente a suportá-las com paciência.
Ensina-me a maravilhosa sabedoria de saber que posso estar errada.
Mantenha-me o mais amável possível.
Não quero ser Santa.
É tão difícil conviver com os santos!
Mas um velho rabugento é a obra-prima do diabo.
Ensina-me a descobrir talentos inesperados em outras pessoas.
E dá-me, Senhor, o belo dom de dizer a eles que descobri seus talentos.


*Teresa de Ávila*
Em “O Espírito de DEUS Pairou Sobre as Águas - Orações para o Século XXI,
Rose Marie Muraro
”, São Paulo, Editora Pensamento, 1ª Edição, 2004.

Nenhum comentário: