domingo, 19 de agosto de 2018

Oração de Aninha

Pela manhã, abre a janela de tua casa
E faze a prece da gratidão.
Levanta teu coração para o Alto.
É a hora solene da oração.
Procura reter contigo
O amanhecer de um novo dia
Antes que a rotina da vida
Disperse o teu recolhimento.
Segue essa pequena jaculatória.

Senhor, sois a luz da minha vida.
Que eu sinta a vossa presença
Na água da minha sede,
E na paz da minha casa.
‘Quem chama por Deus
Não cansa nunca’
E Ele se fará presente.
Muito pedimos e pouco agradecemos.
Sentimento raro de se encontrar no coração
Humano: Gratidão.

Muitos se ufanam:
‘Não devo nada a ninguém’.
Engano: devemos muito a todos.
Devemos, particularmente, a nossos vizinhos
A felicidade da boa vizinhança.
Em regra, aquele que acredita
Nada dever a alguém,
Também, nada faz por ninguém.
É o egoísta: macula
Os bens da vida, a alegria de viver.

Já a linguagem dos humildes:
‘Abaixo de Deus devo tudo o que tenho
A fulano’. É sempre este o homem
Solidário, feito para ajudar
E com ele está a benevolência,
Capacidade de servir, e a paz social,
O Espírito de Deus está na sua casa
E sua tulha estará sempre derramando.

*Cora Coralina* 
Em “Vintém de Cobre: meias confissões de Aninha”, São Paulo, Editora Global, 10ª Edição, 2013.

Nenhum comentário: