domingo, 19 de agosto de 2018

Neste momento terno e pensativo...

Prece

Senhor, que és o céu e a terra, que és a vida e a morte!
O sol és tu e a lua és tu e o vento és tu! Tu és os nossos
corpos e as nossas almas e o nosso amor és tu também. Onde
nada está tu habitas e onde tudo está – (o teu templo) –
eis o teu corpo.

Dá-me alma para te servir e alma para te amar. Dá-me vista
para te ver sempre no céu e na terra, ouvidos para te ouvir
no vento e no mar, e mãos para trabalhar em teu nome.

Torna-me puro como a água e alto como o céu. Que não haja
lama nas estradas dos meus pensamentos nem folhas mortas
nas lagoas dos meus propósitos. Faze com que eu saiba amar
os outros como irmãos e servir-te como a um pai.

Sê digno de ti em mim.
Bendito seja o teu nome de Céu e de terra, e de Corpo e Alma, e de Vida e Morte!
Louve-te a minha boca e as minhas mãos te louvem!

Minha vida seja digna da tua presença. Meu corpo seja
digno da terra, tua cama. Minha alma possa aparecer diante
de ti como um filho que volta ao lar.

Torna-me grande como o Sol, para que eu te possa adorar
em mim; e torna-me puro como a lua, para que eu te possa
rezar em mim; e torna-me claro como o dia para que eu te
possa ver sempre em mim e rezar-te e adorar-te.

Senhor, protege-me e ampara-me. Dá-me que eu me sinta teu.
Senhor, livra-me de mim. Unge-me da tua divina [*]

Que o meu pomar dê frutos saborosos a Ti e a minha vinha dê vinho.
Quando me movo, és tu que te moves; quando falo, és tu [que] me és falando.
Quando dou um passo, avanças tu. Se paro, estacas de mim.


*Fernando Pessoa*
Em “O EU PROFUNDO – Obras em Prosa – Volume Único”, Rio de Janeiro,
Editora Nova Aguilar, 2ª Edição, 1976.
[*] Pausa do poeta

Nenhum comentário: