quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CEM ANOS DE PERDÃO

Quem nunca roubou não vai me entender.
E quem nunca roubou rosas, então é que jamais poderá me entender.
Eu, em pequena, roubava rosas.


[...]

No meio do meu silêncio e do silêncio da rosa,
havia o meu desejo de possuí-la como coisa só minha.
Eu queria poder pegar nela.
Queria cheirá-la até sentir a vista escura de tanta tonteira de perfume.

O que é que fazia eu com a rosa? Fazia isso: ela era minha.


[...]

O processo era sempre o mesmo: 
 
[...]

Sempre com o coração batendo e sempre com aquela glória
que ninguém me tirava.

[...]

Também roubava pitangas.


[...]

Nunca ninguém soube.
Não me arrependo: ladrão de rosas e de pitangas tem cem anos de perdão.
As pitangas, por exemplo,
são elas mesmas que pedem para ser colhidas,
em vez de amadurecer e morrer no galho, virgens.
”      

*Clarice Lispector*

Em "Felicidade Clandestina", Rio de Janeiro, Editora Rocco, 1971.

Nenhum comentário: