quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

À procura do Natal

Caminharei em busca do presépio
A noite inteira, meu Senhor.
Não haverá porém nenhuma estrêla,
Para guiar meus passos:
Tôdas as estrelas estarão imóveis
No céu imóvel.

Caminharei em busca do presépio,
A noite inteira, meu Senhor.
As estradas porém estarão solitárias.
Tudo estará adormecido,
As luzes das casas apagadas,
As vozes dos peregrinos terão morrido
Na distância sem fim.

Caminharei ansioso à tua procura,
Mas estarei tão atrasado,
O tempo terá caminhado tão na minha frente,
Que me será difícil encontrar o teu recanto humilde ᅳ
Cansado, encontrarei grandes cidades,
Mas a tua Cidade, Senhor, terá desaparecido.

Muitos se rirão de mim, sabendo que te procuro.

Não haverá nenhuma estrêla
Para mostrar o lugar em que te encontras.
Tôdas as estrêlas estarão imóveis no céu.


*Augusto Frederico Schmidt*
 
Em “Eu te direi as grandes palavras: poemas escolhidos e versos inéditos”,  
Rio de Janeiro, Editora José Aguilar, 1975.

Nenhum comentário: